Notícias

Outubro Rosa: Procura por mamografia volta a subir

10 de Outubro de 2022



Estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) revela que entre os primeiros semestres de 2021 e de 2022, o número de mamografias realizadas subiu 26%. Em 2020, em razão dos períodos críticos da pandemia e do isolamento social, o número de exames realizados de mamografia caiu 35% em relação ao ano anterior.

Conforme pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em agosto de 2022, o câncer de mama, é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do Brasil. A taxa de mortalidade por câncer de mama é de 12,64 e 12,79 óbitos a cada grupo de 100 mil mulheres nas regiões Sudeste e Sul.

Para diminuir fatores de risco é necessária a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada, evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar e fazer a mamografia anualmente.

A mamografia pode ser indicada para pacientes que não tenham a idade mínima de 40 anos, mas que tenham risco aumentado para o desenvolvimento de tumores mamários, como aquelas com histórico familiar de câncer de mama.

A campanha Outubro Rosa faz parte de um movimento global de combate ao câncer de mama. A iniciativa, que nasceu em Nova Iorque nos anos 90 e ganhou o mundo, fomenta campanhas coletivas para prevenir e estimular o diagnóstico precoce da doença. O Brasil contabilizou mais de 66 mil casos novos da doença somente em 2021.

Para conscientizar a população e salvar vidas, especialistas explicam como um estilo de vida saudável pode prevenir a doença. Além de exames periódicos, como a mamografia e o autoexame das mamas, o fator alimentação saudável pode fazer toda a diferença.

Localizada em Indaiatuba, a MRI Diagnóstico realiza a mamografia digital. A mamografia é um exame radiológico adquirido por um aparelho de raio-X denominado mamógrafo, que utiliza radiação ionizante para registrar as imagens, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. O tempo para o exame é de cerca de 10 minutos, minutos esses que podem salvar vidas.
Veja Mais Notícias


Nossa imagem é
a sua confiança
Nossa imagem é
a sua confiança
Contato
19 2516.9600
contato@mridiagnosticos.com.br

Av. Presidente Vargas, 1571
Cidade Nova - Indaiatuba - SP
CEP: 13.334-085

Siga-nos  
Responsável Técnico: Dr. Murilo Maschietto - CRM/SP: 89.976
Responsável Técnico: Dr. Murilo Maschietto
CRM/SP: 89.976
MRI Métodos Radiológicos e Imagens
Desenvolvido por AOX Marketing
Política de Privacidade
MRI Métodos Radiológicos e Imagens - Desenvolvido por AOX Marketing